Tampa Adaptativa Para Regador De Garrafa Descartável
Publicado em 24 de Novembro de 2025 às 11:50
uma tampa que transforma uma garrafa comum em um regador que não engasga.
Materiais Necessários
- Canudo de plástico (precisa ser grande o suficiente para chegar ao fundo da garrafa, ou una 2 canudos como explicado na conclusão abaixo);
- Garrafa c/ tampa (recomendado utilizar garrafa com alça).
Ferramentas Necessárias
- uma agulha ou uma broca pequena;
- Tesoura para cortar o excesso de canudo;
- Estilete;
- Broca de 4 mm (ou a lâmina de uma tesoura para furar).
Etapas
Passo 1)
- Pegue a agulha / broca pequena e fure a tampa em forma radial, preenchendo toda a tampa (não fure o centro da tampa até o espaço radial de 3 mm).
- Pegue o estilete e corte o excesso de plástico residual.
Passo 2)
- Fure a tampa com a broca de 4 mm (ou use a tesoura para furar a tampa com uma de duas lâminas mais pontiagudas até atingir um diâmetro de 4 cm).
- Use o estilete para cortar o excesso de plástico residual.
Passo 3)
-
Insira o canudo no buraco até o final e corte o excesso de canudo até o final da garrafa e deixe um espaço de 1 ou 2 cm no fundo da garrafa. (Recomendo deixa um pouco de canudo saltado para fora da tampa para que ele não de desprenda da tampa)
Preferências.
- Se preferir, adicione um pouco de cola-quente ou super cola no canudo para melhorar a fixação do canudo ao buraco.
Conclusão
Eu pensei neste projeto a algum tempo atrás, mas graças ao Manual do Mundo, finalmente pude mostrar meu projeto para vocês. Estes passos a passo servem para transformar qualquer garrafa descartável em um regador do que você imaginar, reutilizando materiais que seriam jogados fora e economizando ao não comprar um regador.
Só uma dica: recomendo usar garrafas de cloro grandes de 4 litros, pois possuem uma tampa grande e uma capacidade de água excelente. A garrafa de cloro de 4 L foi o meu projeto original de onde veio o projeto que vocês acabaram de ler e funciona muito bem.
Por que o projeto não usa cola?
A maioria dos canudos de plástico grande possuem um diâmetro de 5/6 mm, um furo menos que o diâmetro garante uma vedação natural.
Obs.: caso você não ache um canudo estupidamente grande, una 2 canudos aquecendo e alargando uma das extremidades de um deles e encaixe os canudos com cola-quente (que nem quando o pedreiro aquece a ponta um cano de PVC para encaixar ele em outro cano).

Comentários
0