Simulador de céu
Publicado em 12 de Setembro de 2025 às 18:25

Por que o céu é azul? Por que desenhamos o sol amarelo? Por que o pôr-do- sol é laranja? Neste projeto vamos criar uma “versão reduzida do nosso céu” para reproduzir esses fenômenos e entender um pouco mais sobre eles.
Materiais Necessários
- Aquário de 40L
- 1L de leite UHT
- Água
- 1 Folha de sulfite A4
Ferramentas Necessárias
- Lanterna 5cm ⌀ 1200 lumens
- Seringa 10ml
Etapas
Montando o mini céu
- Encha com água o aquário até que faltem aproximadamente 10cm para a água chegar na borda.
-
Utilizando a seringa, coloque aproximadamente 10ml de leite dentro do aquário e, com cuidado, misture para deixar a água turva. Ela ficará esbranquiçada, mas ainda transparente.
-
Essa é a estrutura base do nosso mini céu. As próximas etapas são para responder 3 perguntas:
Por que o céu é azul?
Por que vemos o sol amarelo?
Por que o pôr-do-sol é laranja?
É importante lembrar que todas as experiências devem ser feitas num local escuro. Além disso, seguir essa sequência é interessante, pois ao longo da experiência a mistura da água com leite será alterada.
Céu Azul
- Encoste a lanterna no centro de uma das laterais do aquário.
-
Ligue a lanterna e observe o fenômeno do “mini céu azul”.
-
A luz que chega do sol é branca que é formada por vários tons de luzes, basicamente as que vemos no arco-íris (mas existem MUITO mais estre elas). Mas antes que a luz branca chegue até nós, ela passa por nossa atmosfera e tudo que a compõe. Quando isso acontece, a luz começa a se espalhar e o tom azul é o que mais se espalha. O nome deste fenômeno é “Espalhamento Rayleigh”.
O mesmo acontece quando a luz branca acerta as moléculas de leite do nosso “mini céu”, a luz azul se espalha e por isso o aquário fica azulado e não branco como o leite.
Sol amarelado
- Encoste a lanterna no centro de uma das laterais do aquário.
- Ligue a lanterna.
- Olhe para a fonte de luz da lanterna, o nosso “mini sol”, pela lateral oposta à aquela que está a lanterna.
-
Você pode colocar uma folha de sulfite um pouco afastada da lateral que vê o sol, para projetar e ver os dois fenômenos ao mesmo tempo.
- Quando olhamos para o sol (algo que não devemos fazer, certo?) temos a impressão de que ele é meio amarelado, principalmente chegando perto do fim da tarde. Isso acontece, pois, a maior parte da luz azul já foi dispersada e agora temos uma mistura de tons mais quentes, puxando para algo mais amarelado.
Pôr-do-sol
- Encoste a lanterna no centro de uma das laterais do aquário.
- Ligue a lanterna.
- Olhe para a fonte de luz da lanterna, o nosso “mini sol”, pela lateral oposta à aquela que está a lanterna.
- Aos poucos, vá adicionando mais leite. Quanto mais leite “mais atmosfera” teremos no nosso “mini céu azul”. Não esqueça de misturar o leite com a água do aquário.
-
Cuidado para não adicionar leite de forma desnecessária.
- O planeta terra possui uma forma mais arredondada e logo acima temos uma camada de atmosfera. Ao longo do dia o sol muda de posição no céu e conforme vai ficando mais próximo da linha do horizonte, maior vai ficando a camada de atmosfera. Com isso os raios do sol, luz branca, tem uma maior camada de atmosfera para atravessar até chegar em nós. Então durante o dia, o efeito de espalhamento da luz vai se intensificando e espalhando mais cores até que, no fim do dia, sobre basicamente luz amarela e vermelha.
Conclusão
Com essa experiência, conseguimos entender de forma prática como a luz se comporta ao passar por um meio com partículas em suspensão. O leite na água ajuda a simular o que acontece na atmosfera, mostrando por que o céu é azul e o pôr do sol é avermelhado. É uma forma simples e divertida de aprender sobre o espalhamento da luz e como a ciência está presente no nosso dia a dia!
Você pode fazer esse experimento com uma versão MUITO reduzida, utilizando um copo. Se fizer isso, não esqueça de adaptar todas as quantidades de água e leite.