Pulmão artificial na garrafa
Publicado em 12 de Setembro de 2025 às 20:59

Criação de um modelo simples de pulmão artificial utilizando itens fáceis de encontrar, como uma garrafa PET, balões, canudos e uma bexiga cortada. O objetivo é simular o funcionamento básico do sistema respiratório humano. Ideal para estudantes, professores e curiosos de todas as idades.
Materiais Necessários
- 1 Garrafa PET 2L com tampa (preferência transparente)
- 4 Bexiga de festa
- 25cm Mangueira cristal 1/2"
- 40cm Arame galvanizado 18 BWG
- Fita isolante 18mm
- 4 prendedores de roupa
- Refil de cola quente
- Elástico de dinheiro
Ferramentas Necessárias
- Alicate universal
- Tesoura
- Ferro de solda
- Cola quente
- Luva de proteção térmica
Etapas
Preparação das bexigas
- Precisamos preparar as bexigas antes de montar o projeto, para isso encha as bexigas que vai usar e deixe o ar preso nela por algumas horas. Você pode utilizar prendedores de roupa para selar a bexiga. Desta forma o elástico da bexiga vai ficar dilatado e mais maleável para utilizar no projeto.
Construção do pulmão
- Com a régua meça 10cm na mangueira e corte utilizando o alicate ou tesoura.
- Com a régua meça 15cm na mangueira e corte utilizando o alicate ou tesoura.
-
Utilizando o ferro de solda, faça um furo no meio da maneira de 10cm. O furo não deve atravessar os dois lados da mangueira e deve ter tamanho suficiente para encaixar a outra mangueira (aproximadamente 1,27cm). MUITO CUIDADO NESTE PROCESSO! USE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO! CRIANÇAS PEÇAM AJUDA PARA UM ADULTO.
- Encaixe a mangueira de 15cm no furo feito com o ferro de solda. Não encaixe até o fim para não obstruir a passagem de ar.
-
Use a cola quente para colar e vedar a saída de ar nesse encaixe. MUITO CUIDADO NESTE PROCESSO! USE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO! CRIANÇAS PEÇAM AJUDA PARA UM ADULTO.
- Essa peça que montamos tem um “formato de T”. Precisamos molda-la para ter um “formato de Y”.
- Com a régua meça 10cm no arame e corte com o alicate.
- Passe o arame de 10cm pela mangueira de 10cm, deixando as pontas faceadas.
- Dobre com cuidado e molde essa peça para que ela fique em “formato de Y”.
-
Certifique-se que não está vazando ar no nosso sistema. Para isso tampe as duas saídas do “Y” e sopre na ponta livre. Ouça ou sinta para saber se está saindo ar. Se estiver vazando use cola quente para selar.
- Com o ferro de solda faça um furo no centro da tampa da garrafa. Esse furo deve ter tamanho suficiente para encaixar a mangueira (aproximadamente 1,27cm). MUITO CUIDADO NESTE PROCESSO! USE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO! CRIANÇAS PEÇAM AJUDA PARA UM ADULTO.
- Caso não tenha feito ainda, esvazie as bexigas.
-
Coloque aproximadamente 2cm da ponta de uma bexiga em uma das saídas do “Y” e enrole o elástico para fixar no local. Repita o processo para a outra saída do “Y” e outra bexiga.
- Com a régua meça 7cm a partir do fundo da garrafa em direção ao topo e marque.
- Com a tesoura corte onde foi marcada e por toda a circunferência da garrafa.
- Usando a régua meça 29cm de arame e corte com o alicate.
- Enrole o arame para que fique com o mesmo tamanho da circunferência da garrafa PET (aproximadamente 9,5cm de raio).
-
Encaixe o arame na ponta e por dentro da garrafa PET cortada.
-
Passe fita isolante para colar e manter o arame na ponta. Isso é necessário para dar firmeza e manter a garrafa nesse formato.
- Passe a mangueira com as bexigas por dentro da garrafa cortada até a outra ponta.
- Passe a mangueira pela tampa e rosquei a tampa na garrafa.
- Deixe aproximadamente 11cm de mangueira para fora da garrafa já com a tampa e passe cola quente para selar a mangueira junto da tampa.
-
Pegue outra bexiga já esvaziada e corte a, aproximadamente, 3cm da boca da bexiga em direção a base.
- Abra a bexiga, estique e coloque em volta da ponta da garrafa PET, em torno do arame. Ela tem de ficar com uma “pontinha” no centro da circunferência.
-
Passe fita isolante em torno da bexiga para fixa-la na garrafa.
-
Cole a bexiga com fita isolante.
- Para testar e utilizar, segure em volta da tampa da garrafa e com a outra mão, puxe, devagar, a “pontinha” da bexiga na parte de baixo.
Conclusão
Com este modelo de pulmão artificial, conseguimos observar de maneira concreta como funciona o processo de inspiração e expiração, além de abordar conceitos de de biologia e física.
Na parte da biologia, cada parte do modelo criado tem um equivalente no nosso corpo. A mangueira principal é a traqueia, a bifurcação demonstra os brônquios, as bexigas são os pulmões, a garrafa é a caixa toráxica e a bexiga debaixo é o diafragma.
Já na parte da física vamos falar de pressão. Quando puxamos a bexiga da parte de baixo (o diafragma), aumentamos a área interna da garrafa e consequentemente diminuímos a pressão interna, assim a pressão externa (atmosférica) empurra ar pela mangueira (traqueia e brônquios) até as bexigas (pulmões).