Pista de bolinha de gude de papelão em formato de pirâmide
Publicado em 30 de Novembro de 2025 às 18:07
Categoria:
É uma pista de bolinha de gude em formato de pirâmide.
Materiais Necessários
- Papelão
- Bolinhas de gude
Ferramentas Necessárias
- Régua 30 cm
- Caneta
- Compasso
- Cola quente
- Fita adesiva
- Transferidor
- Estilete
Etapas
Fazendo a pirâmide
- Faça um planisfério de uma pirâmide quadrangular, só que sem uma base e sem um triângulo (para mostrar o percurso da bolinha). A medida do quadrado é 15×15 cm e a medida do triângulo é 15 de base e 17 de altura.
-
No triângulo do meio, faça um buraco de 3×3 cm, lembrando de que o buraco é centralizado. A medida entre a borda de cima e a ponta do triângulo é de 4 cm.
-
Dobre os triângulos para cima e depois cole-os lado a lado com fita adesiva.
Descida
- Faça um retângulo de 3×15 cm e outro de 4×14 cm. No retângulo de 3×15, com o transferidor, meça 10° no sentido horário no ponto onde se encontra o lado de baixo (15 cm) com o direito (3 cm), iniciando no lado de baixo. Depois, faça uma marcação desse ponto de 10°, e faça uma linha, que inicie o ponto inferior direito, e passe no ponto de 10°. Agora, cole o retângulo de 4×14 cm nessa linha.
- Cole a borda inferior da descida (com o ponto inicial para baixo e para direita) na base da pirâmide e a borda de cima no fim do segundo trilho.
Fazendo a primeira trilha
-
Vire para o lado direito do triângulo onde tem o buraco, depois, coloque a régua na base desse triângulo, e suba até medir 7 cm. Depois, marque com a caneta e fure no meio da marcação. Faça a mesma coisa com on outro lado, só que a medida é 8 cm.
-
Faça um retângulo de 8×8,3 cm. Depois, faça uma medida de 0,5 cm para dentro no lado que tenha 8 cm a partir dos lados esquerdo ou direito. Depois, faça uma marcação do ponto de 0,5 cm ao ponto do encontro do lado de cima com o lado do ponto (esquerda ou direita). faça a mesma coisa com o outro ponto. Depois, corte nessa marcação.
-
Faça essas medições (lado esquerdo 8 cm e as orientações (da esquerda para direita e de cima para baixo)): lado de cima: 2 cm; lado esquerdo: 4 cm. Faça um ponto que encontre essas duas medidas. Agora, marque uma distância no compasso de 1,25 cm, e faça o círculo (o centro é o ponto de encontro). Agora, recorte o círculo.
Cole a plataforma entre as medidas marcadas da pirâmide (7 e 8 cm).
Fazendo a segunda trilha
- Vire para o lado direito do triângulo onde tem o buraco, depois, coloque a régua na base desse triângulo, e suba até medir 11 cm. Depois, marque com a caneta e fure no meio da marcação. Faça a mesma coisa com on outro lado, só que a medida é 12 cm.
- Faça um retângulo de 12×8 cm. Depois, faça uma medida de 0,5 cm para dentro no lado que tenha 12 cm a partir dos lados esquerdo ou direito. Depois, faça uma marcação do ponto de 0,5 cm ao ponto do encontro do lado de cima com o lado do ponto (esquerda ou direita). faça a mesma coisa com o outro ponto. Depois, corte nessa marcação.
Conclusão
A pista de bolinha de gude de papelão em formato de pirâmide aprimora o raciocínio lógico, estimula a criatividade e a resolução de problemas, desenvolve a coordenação motora fina e introduz, de forma prática, os conceitos de gravidade e engenharia, fortalecendo a concentração e a autonomia da criança, como as outras pistas de bolinha de gude.

Comentários
0