Nuvem na garrafa
Publicado em 12 de Setembro de 2025 às 21:14

Criação de nuvens dentro de garrafas, aumentando a pressão no interior de uma garrafa contendo vapor de álcool, para então a diminuir abruptamente, fazendo com que o vapor em seu interior condense. Isso é possível de ser feito com dois métodos diferentes, um mais simples usando garrafinhas de água bem maleáveis e no outro com a pressurização da garrafa usando uma bomba de encher bola.
Materiais Necessários
- Método 1
- Garrafa PET 2L
- Rolha (que encaixe na boca da garrafa PET)
- Álcool
- Método 2
- Garrafinha plástica 500ml (A mais mole possível)
- Álcool
Ferramentas Necessárias
- Bomba de ar manual (para encher bola - ponta agulha)
Etapas
Método 1
-
Perfure o centro da rolha com o bico da bomba de ar até que o furo do bico atravesse a rolha e fique totalmente exposto do outro lado.
- Coloque álcool dentro da garrafa PET (use a tampinha da garrafa de álcool como medidor e utilize apenas uma tampinha cheia)
- Tampe a boca da garrafa PET com a mão e chacoalhe bem para que o álcool evapore. Algo em torno de 30s deve ser suficiente.
- Encaixe a rolha na boca da garrafa e pressione com força para que não escape.
-
Comece a bombear com a bomba manual para encher a garrafa PET com ar.
Atenção: Não fique com a rolha ou garrafa apontada para você ou qualquer outra pessoa, pois é possível que no processo de pressurização a rolha se solte da garrafa e machuque alguém. Tente manter a garrafa na posição vertical e não fique com o rosto sobre a rolha. - Continue bombeando até que a garrafa esteja bem dura, ou seja, com bastante pressão interna.
- Sem ficar com o rosto sobre a garrafa puxe levemente a rolha, ela será empurrada fortemente para fora da garrafa e a “nuvem” aparecerá dentro da garrafa.
- Caso queira efetuar o procedimento contrário, apenas tampe a garrafa novamente com a rolha e volte a bombear ar e a nuvem desaparecerá.
Método 2
- Coloque uma tampinha de álcool dentro da garrafinha de água 500ml (é importante que esta seja aquelas garrafinhas bem fáceis de amassar).
-
Tampe a garrafinha com a própria tampa e então torça bem a garrafa, amassando ela o máximo possível.
- E então é só soltar a garrafa e assim que ela desamassar a nuvem aparecerá lá dentro. E assim como no outro método você pode abrir a garrafa para ver a nuvem saindo.
Conclusão
Um experimento muito simples de ser feito, ainda mais com o segundo método, é muito bom para ser usado em aulas de ciência ou feiras científicas, sendo possível apresentar os conceitos de forma bastante visual.
Vale ressaltar que o segundo método é mais fácil de fazer mas tem um resultado menos impactante, não ficando tão fácil a visualização do fenômeno, pois a pressão não é tão grande quanto no primeiro método, onde a nuvem pode ficar bem espessa.