Motor homopolar
Publicado em 12 de Setembro de 2025 às 19:13

Vamos construir juntos um motor homopolar, um projeto clássico que prova que a ciência pode ser acessível e muito divertida. Você verá como uma pilha, ímãs e um fio de cobre se unem para criar um movimento giratório com um dos menos e mais simples motores do mundo.
Materiais Necessários
- 1 pilha AA nova
- 3 ímãs de neodímio 15x5mm
- 15cm de fio paralelo 2,5mm²
- Fita isolante 18mm
Ferramentas Necessárias
- Estilete
- Alicate universal
- Alicate decapador
- Régua 30cm
Etapas
Construindo o motor
- Com o alicate universal 15 cm de fio paralelo.
-
Utilizando o alicate decapador remova todo o isolamento em torno do fio de cobre cortado. Esse processo é mais trabalhoso, mas funciona. Você também pode utilizar o estile, mas nesse caso peça ajuda de um adulto.
- Com os fios de cobres desencapados, separe 10 fios de cobre finos.
- Separe 5 fios de cobre e enrole-os para criar um único fio de cobre mais grosso.
-
Repita este processo para os outros 5 fios de cobre.
- Com o alicate universal, corte as pontas dos dois fios criados para deixá-los uniformes.
- Meça, aproximadamente, 1cm a partir da ponta de um fio e faça uma pequena dobra, para marcar. Faça o mesmo processo para o outro fio.
-
Coloque um fio ao lado do outro e enrole entre si apenas as partes marcadas. É importante que fique bem enrolada e presa.
- Abra os fios e dobre de uma maneira que forme um ângulo reto(90º) com a parte enrolada.
- Meça 1 cm em cada fio a partir da dobra de 90º.
-
Dobre cada fio de uma maneira que forme um ângulo reto (90º) e os fios fiquem na mesma direção dos fios que enrolamos. No fim ficará igual um M com as laterais bem longas.
- Conecte os três ímãs de neodímio entre sim e depois conecte ao polo negativo da pilha.
- Coloque a pilha com os ímãs na vertical (em pé).
- Encoste, e mantenha encostada, no polo positivo a ponta da parte enrolada dos nossos fios.
-
Com os fios paralelos à pilha, dobre cada fio de maneira que forme um ângulo de 90º na altura do ímã do meio. Os fios devem apontar para direções opostas.
- Molde as duas dobras inferiores em formato de meia lua. Precisamos montar um circulo nessa base, por isso duas meias luas.
- Feche o círculo circuito encostando e enroscando a ponta de uma meia lua no ângulo reto (90º) da outra meia lua. Este repetido na outra meia lua.
- O diâmetro do circulo formado precisa ser um pouco maior do que o diâmetro dos ímãs.
- Quanto mais simétrico o molde do seu fio de cobre, melhor.
- Coloque o fio de cobre moldado em torno da pilha com os ímãs e de um pequeno impulso para iniciar o giro do motor.
-
Caso o cobre moldado fique escapando da pilha e dos ímãs enquanto gira, você pode criar uma pequena barreira em torno do polo positivo utilizando fita isolante.
- Para isso, corte um pedaço de fita isolante, posicione de uma maneira que fique metade da fita colada na pilha e metade solta acima da linha do polo positivo, formando assim um pequeno “muro”. Coloque o cobre moldado e “dê partida no motor” novamente.
Conclusão
Quando conectamos os três ímãs no polo negativo da pilha, eles se tornam uma espécie de extensão do polo negativo e quando colocamos o cobre moldado, ligamos o polo positivo com o polo negativo, gerando assim uma corrente elétrica. Com isso, o campo eletromagnético dos ímãs interage com os elétrons da corrente e resulta nesse movimento. Ao ligar o polo positivo e o negativo, vamos gerar um pequeno curto circuito. Ele não irá descarregar a pilha porque logo no início do movimento, o cobre moldado desencosta dos ímãs e esse processo fica se repetindo.
Você pode tentar fazer outros modelos com o cobre moldado, dando assim um toque artístico no seu motor.