Lata adestrada
Publicado em 11 de Setembro de 2025 às 19:21

Lata feita com mecanismo interno usando elásticos, parafuso e porcas quando rolada em uma direção, vai parando lentamente até que retorna ao ponto de início, sendo um ótimo experimento para falar sobre conservação de energia, energia potencial e cinética. Aqui descrevo duas opções de montagem, uma para manter o mecanismo escondido (dentro da lata) e outra de uma “lata sem paredes” para que seja possível ver o que está acontecendo no interior e explorar melhor o sistema.
Materiais Necessários
- Lata de leite em pó ou outras latas semelhantes (com tampa)
- 2 pregos qualquer tamanho (recomendo 3mm de espessura)
- Elásticos de dinheiro
- Parafuso - Quanto maior a espessura melhor, mas o comprimento deve ser menor que o raio da lata.
- 2 Porcas para o parafuso anterior
- Fita adesiva
- Linha de costura ou qualquer semelhante
- Materiais opcionais (Lata “sem paredes”): 3 pedaços de cano de pvc 20mm x 10cm, 2 CDs
Ferramentas Necessárias
- Martelo
- Chave philips 3/16”
- Ferramentas opcionais (Lata “sem paredes”): Pistola de cola quente com refil
Etapas
Lata adestrada
- Utilize o prego, e com auxílio do martelo faça um furo bem no centro da tampa da lata.
- Repita o procedimento no meio do fundo da lata.
- Utilize a chave phillips para aumentar o tamanho dos furos, vá lentamente forçando e girando a chave até que ela entre nos buracos.
- Coloque as duas porcas no parafuso, rosqueie as duas até o final, deixando a parte da cabeça do parafuso mais bem mais pesada que a outra extremidade.
-
Usando a linha de costura, prenda dois elásticos no parafuso. Com a linha amarre o meio dos elásticos ao lado oposto à cabeça do parafuso.
-
Passe um dos lados de cada elástico ,de dentro para fora, pelo furo feito no fundo da lata, passe um prego por dentro dos elásticos e encostando o prego na lata pelo lado de fora o fixe com fita adesiva na base da lata.
-
Repita o mesmo procedimento com a tampa da lata então a deixe fechada.
Caso o elástico seja muito grande ou muito fraco, pode acontecer do parafuso não ficar pendurado no interior da lata, e sim tocando as paredes, para resolver isso, troque o elástico ou dobre cada elástico ao meio para que fique mais curto e mais forte. É importante que os elásticos estejam pelo menos levemente tensionados quando a lata estiver fechada. - Para testar, coloque a lata deitada em uma superfície plana e então a role em alguma direção e espere para que ela retorne.
- Enfeite a lata utilizando papéis e fitas coloridas.
Lata adestrada “sem paredes”
- Caso queira fazer o mesmo experimento de forma que o mecanismo interior fique visível, você pode substituir a lata por um conjunto de canos de PVC e CDs.
- Cole (usando pistola de cola quente) uma das extremidades de um pedaço de cano de PVC a um CD, faça a colagem próximo a borda do CD.
- Repita este procedimento com mais dois canos, de forma que fiquem todos próximos à borda e com distâncias aproximadamente iguais entre eles.
- Cole a outra extremidade dos canos (com pistola de cola quente) em um segundo CD.
-
A estrutura da “lata sem paredes” está pronta, agora repita os passos com elásticos, parafusos e pregos, mas como o CD já é furado pelo meio, não será necessário reproduzir os primeiros passos da montagem da lata.
- Faça os mesmos testes da lata e caso necessário dobre o elástico.
- Enfeite as partes externas dos CDs, você pode fazer desenhos circulares ou espirais para dar um efeito interessante enquanto eles giram.
Conclusão
Este é um ótimo experimento para verificar o fenômeno da conservação de energia, experienciando a conversão de energia cinética em potencial, permitindo que em um primeiro momento com a lata fechada seja possível criar hipóteses e discutir seu funcionamento e então usando a “lata sem paredes” verificar o elástico ficando torcido em seu interior até que toda a energia cinética se converteu em energia potencial elástica forçando a lata a rodar no sentido contrário para que a torção se desfaça, gerando novamente energia cinética.
Uma outra possibilidade de brincadeira com esta lata é segurá-la pela tampa e fundo fixamente e então fazer movimentos circulares com os braços para fazer o parafuso girar no interior da lata e com isso enrolar o elástico, assim quando a lata for solta em superfície plana, ela começará a andar sozinha no sentido contrário da rotação anterior.