Guerra com bonecos de lápis
Publicado em 10 de Outubro de 2025 às 17:29
Categoria:

Construção de bonecos feitos de pedaços de lápis e linha, que parecem lutar com movimentos aleatórios enquanto são controlados por baixo da mesa onde estão apoiados.
Materiais Necessários
- Alguns lápis (cerca de 1,5 lápis por boneco)
- Linha de costura (Quanto mais resistente melhor)
- 2 Arruelas ⅛” (por boneco)
- 2 Arruelas 3/16” (por boneco)
- 1 Palito de churrasco (por boneco)
- Materiais opcionais: 1 clips ou agulha de costura, 1,2m de Sarrafo de pinus aparelhado 5cm x 2cm, 4 parafusos auto atarraxantes 3cm x 2,5mm
Ferramentas Necessárias
- Régua
- Arco de serra
- Lixa para madeira nº220
- Furadeira/parafusadeira com broca de 2mm e 2,5mm
- Ferramentas opcionais: Grampo de aperto rápido, Grampo “C”, Morsa de bancada, Serra meia esquadria, Chave phillips ⅛” ou 3/16”
Etapas
Fazendo as peças
- Opcional: Se quiser tirar as cores dos lápis, é melhor lixar agora, usando lixa para madeira nº220, para que fiquem com a cor apenas de madeira, mas não é um passo necessário, você pode inclusive usar as próprias cores do lápis para fazer parecer uma roupa para o personagem ou ainda para diferenciar os bonecos.
- Meça e marque nos lápis pedaços de 2 cm cada até você ter 10 pedaços para cada boneco que for fazer.
-
Serre, utilizando o arco de serra, cada pedaço marcado nos lápis.
Importante: Para maior facilidade, prenda os lápis usando uma morsa, grampos de aperto rápido ou grampo “C”.
- Lixe as rebarbas que ficaram nas regiões de corte.
- Coloque a broca na furadeira, ajuste para a rotação mínima possível e fure o miolo de cada lápis, esse processo precisa ser cuidadoso, faça cada furo com calma e uma dica é furar até a metade da peça, partindo de uma das extremidades e depois furar do outro lado até que os furos se encontrem.
- Para a peça que será a cabeça é necessário fazer um furo a mais, este furo será perpendicular aos furos feitos anteriormente e próximo a uma das extremidades do pedaço de lápis. deixe algo próximo de 3mm de distância da extremidade da peça e mais uma vez faça o furo com cuidado para que não quebre o lápis.
- A peça que será o tronco do personagem precisa de um furo um pouco mais grosso, pois por dentro dele passarão dois fios. Então alargue o furo usando broca de 2,5mm.
Montando o corpo
-
Opcional: Para facilitar as passagens da linha, utilize a ponta de um clips ou uma agulha de costura.
- Comece passando a linha por dentro da peça que será o antebraço, depois puxe a linha para a passar pelo braço. Não corte a linha ainda, pois deve ter uma sobra de linha onde será a mão do boneco.
- Continue passando a linha para as outras partes do corpo, indo agora para a cabeça, mas não pelo miolo igual as outras partes, nesta peça a linha deve entrar por um dos furos laterais e então passar pelo miolo, saindo pelo furo mais próximo.
- Passe agora a linha pelo tronco do boneco (furo mais grosso) e depois sequencialmente por mais duas peças que formarão a perna.
- A arruela menor (⅛”) servirá como pé, então passe também a linha por dentro.
- Para finalizar um lado do corpo deixe uma sobra de algo entre 5 e 10 cm de linha depois da arruela e então amarre uma arruela maior a esta extremidade do fio. Não se esqueça de manter uma sobra de fio também na região da mão do personagem, algo próximo de 5 cm, por garantia.
- Para fazer o outro lado do corpo siga os mesmo passos, agora com um novo pedaço de linha, e na hora de passar pela cabeça entre pelo furo lateral que ainda está vazio, e saia pelo mesmo furo central por onde sai a outra linha.
-
Depois de terminar o segundo lado, prenda o palito de churrasco nas “mãos” do boneco, amarrando as sobras de linha ao palito.
Preparando o campo de batalha
- Para o boneco ficar em pé será necessário duas superfícies retas de mesma altura e com um espaço de 1 ou 2 mm de distância entre elas. Isso pode ser feito de diversas maneiras, nos próximos passos descreverei uma das possíveis soluções.
- Utilizando o arco de serra (ou serra meia esquadria), corte dois pedaços de aproximadamente 10 cm cada do sarrafo de pinus.
- Em cada um desses pedaços faça dois furos (atravessando os 2cm de madeira) com a broca de 2mm, próximo a uma das extremidades. Deixe uma margem de 1cm das bordas da madeira e um espaço de 2 cm entre os parafusos.
- Utilizando os parafusos auto atarraxantes, fixe as peças cortadas às extremidades do pedaço maior de sarrafo que sobrou, de forma que elas fiquem perpendiculares ao sarrafo maior, formando algo parecido com um “C”.
-
Fixe estas partes menores à uma mesa, usando um grampo de aperto rápido ou qualquer outro método que tiver disponível, deixando um vão entre o sarrafo e a mesa de aproximadamente 2mm.
- Para finalizar apenas passe as linhas com as arruelas grandes pelo vão, às deixando para baixo da mesa, e ajuste os “pés” (arruela pequena) sobre o vão, de forma que fiquem apoiadas sobre a mesa e o sarrafo.
- Agora é só ir puxando e movimentando as linhas por baixo da mesa para ver o boneco lutar.
Conclusão
Este projeto tem um resultado muito divertido e com diversas possibilidades de customização, como por exemplo a pintura dos personagens, ou variação nas armas, podendo ser amarradas outras coisas em suas mãos, ou apenas cortando os palitos ao meio, fazendo parecer que estão usando duas espadas. Aqui o legal é deixar a criatividade solta e fazer armas e estilos diferentes para cada personagem.