DOBRADURA de ESTRELA super FÁCIL
Publicado em 7 de Dezembro de 2025 às 20:42
A dobradura de estrela é uma atividade rápida e empolgante, em que um simples quadrado de papel ganha vida com algumas dobras bem-feitas. Enquanto as mãos trabalham, a forma surge quase como mágica, despertando curiosidade e encantamento. É um exercício leve e criativo, que transforma o momento em uma pequena descoberta brilhante, trazendo cor, beleza e diversão ao ambiente. Ela também pode servir para muitas coisas, desde enfeites para árvore de natal a guirlandas!
Arquivos do Projeto
Materiais Necessários
- 1 folhas de papel sulfite quadrada ( aqui você pode inventar. Usar papéis mais grossos, coloridos, vai do gosto de cada um).
Ferramentas Necessárias
- 1 tesoura
Etapas
Primeiro passo
-
Dobre seu quadrado no meio, formando um triângulo, e depois puxe a ponta dele até a sua base. Marque bem!
Segundo passo
-
Agora você desdobra sua dobra recém feita, e veja que tem uma marca na horizontal, e puxe a ponta do seu triângulo direita até a extremidade esquerda da marca na horizontal. Marque bem!
Terceiro passo
-
Agora nós usaremos a ponta esquerda do triângulo, puxando-a para cima indo para direita, até ela se alinhar com nossa dobra anterior, como segue na imagem. Marque bem!
Quarto passo
-
Preste atenção, pois esse passo é um pouco mais difícil! Você deve dobrar a peça, levando o lado esquerdo para trás. Marque muito bem!
Quinto passo
-
Agora vamos para o corte. Você deve fazer um pequeno corte na diagonal na ponta de baixo da peça.
Sexto passo
-
Pronto. A pontinha que você retirou é a nossa estrela, basta abri-la.
Sétimo passo
-
Finalização. Não se assuste com a sua estrela, vamos arruma-la. As linhas que levam até as pontas da estrela devem ser dobras de montanha, para frente/cima, e as linhas que levam para as divisões da pontas devem ser dobras de vale, para baixo/profundas. Algumas dessas dobras já foram feitas automaticamente no processo da dobradura, no entanto temos que arrumar algumas. Mas no final elas ficam ótimas
Conclusão
Eu vi essa dobradura em vídeos, e quis passá-la para o Manual Maker, como eu fiz com o projeto da Câmera Escura. No entanto, a parte que eu menos gostei dessa dobradura foi a necessidade de "finalizar" a peça, no caso ter que ajustar as dobras de montanha e de vale. Essa e a quantidade de papel que sobra. Sim, é possível aproveitar o retângulo de papel que sai ao fazer o quadrado, mas os restos de papel que sobram depois de você cortar a ponta... É muito papel desuniforme que é difícil de se reutilizar. Claro que como o próprio Iberê já nos mostrou, é possível reutilizar esses fiapos de papel, e aí já é um projeto sobre outro, que eu acho que faz parte da cultura Maker. Já ao projeto em si, a dobradura, no meu caso eu a utilizei como enfeite de árvore de natal e "lustre". Devem haver muitas outras possibilidades de o que se fazer com essa dobradura. Então é isso, espero que gostem.
Nota: A finalização da peça não é tão necessária, servindo mais para uma estética adicional!

Comentários
0