Câmera de lata (Pinhole)
Publicado em 12 de Setembro de 2025 às 18:02

Construção de uma câmera pinhole feita com lata, esta câmera possibilita a captura de fotos em preto e branco utilizando papel fotográfico fotossensível, mas é importante notar que para ser manuseado, o papel exige diversos cuidados e o processo de revelação da foto deve ser feito em ambiente de luz controlada.
Materiais Necessários
- Construção da câmera:
- Lata metálica cilíndrica com tampa (leite em pó, achocolatado e etc)
- Lata de alumínio (refrigerante, suco e etc)
- Prego pequeno - aproximadamente 3mm de diâmetro
- Agulha de costura
- Folha de papel preto (color plus)
- Fita dupla-face
- Fita isolante
- Captura da foto:
- Papel fotográfico (fotossensível)
- Lâmpada incandescente bolinha (vermelha) 127V - 15w
- Revelar a foto:
- 3 bacias plásticas (maiores que foto a ser revelada)
- Revelador para papel fotográfico preto e branco (líquido)
- Fixador para papel fotográfico preto e branco (líquido)
- Interruptor fotográfico (líquido)
- 3 Pinças para manuseio de papel fotográfico (uma para ser usada em cada químico)
- pregador e varal para secar a foto
Ferramentas Necessárias
- Martelo
- Tesoura
- Estilete
Etapas
Construção da câmera
- Faça um furo de forma centralizada na lateral da lata utilizando um prego (3 ou 4 mm de diâmetro) e martelo.
-
Forre o interior da lata com o papel preto, é importante que todo o interior esteja coberto para que evite a reflexão da luz no interior da lata. Para isso você pode seguir as seguintes sugestões:
a. Utilize o interior da tampa como molde para riscar o papel no formato e tamanho adequados e repita o processo para o fundo da lata, utilizando a parte externa do fundo como molde.
b. Para a lateral da lata, enrole o papel do lado de fora da lata (como a espessura das paredes da lata é bem fina, a diferença será bem pequena e poderá ser ajustada na hora de colocar o papel por dentro), risque e corte o papel podendo deixar que o papel suba um pouco sobre si mesmo ao dar a volta.
c. Coloque o papel por dentro da lata e utilize o furo feito com o prego para marcar com um lápis a posição dele no papel.
d. Corte um pequeno quadrado, levemente maior que o furo da lata, no papel.
e. Utilize uma fita dupla face para colar os pedaços de papel preto em seus respectivos lugares lembrando de deixar o quadrado aberto no papel alinhado com o furo da lata. - Corte um pedaço de uma lata de alumínio, algo próximo de 2cm x 2 cm.
-
Com uma agulha faça um furo bem no centro do pedaço de alumínio. Este furo precisa ser bem pequeno então faça com cuidado. Para facilitar, coloque um tecido qualquer dobrado por baixo da peça e então pressione a agulha contra o alumínio.
- Utilize uma lixa para retirar rebarbas deste furo, lixe bem para que fique com um bom acabamento, tomando cuidado para não aumentar o diâmetro do furo.
-
Fixe o pedaço de alumínio furado sobre o furo feito na lata (pelo lado de fora),estes precisam estar alinhados para que o furo menor não esteja obstruído pela parede da lata. Utilize fita isolante para prender e vedar todos os lados da peça de alumínio de forma que a luz só possa entrar pelo furo feito com agulha.
Tirando foto com a câmera
- Para tirar a foto com a câmera será necessário inserir papel fotográfico fotossensível dentro da câmera, mas para isso é preciso preparar um ambiente de luz controlada, uma sugestão é utilizar um banheiro sem janelas. Assim fica mais fácil controlar a entrada de luz no ambiente (bloqueie qualquer entrada de luz).
- A iluminação do ambiente deve ser feita apenas por uma lâmpada vermelha de segurança com aproximadamente 15w de potência.
- Só abra o pacote de folhas fotossensíveis quando estiver nesse ambiente. Então recorte o papel para que tenha o tamanho adequado para caber dentro da lata, e posicione o papel recortado com a superfície sensível de frente para o furo da lata e encostado na parede oposta ao mesmo. O papel deve acompanhar o formato da lata, mas assim como todo o resto não pode cobrir o furo feito com agulha.
- Feche bem a lata para que não entre luz pela tampa e também cole uma fita preta (isolante) tapando o furo da lata, para que só entre luz no momento adequado.
- Com toda a lata fechada encontre um lugar para tirar a foto e deixe a lata com furo apontado para o lugar que deseja fotografar. É importante que a câmera fique apoiada em superfície fixa, qualquer movimento pode deixar sua foto borrada.
- Assim que posicionada é só tirar a fita que cobre o furo da agulha, e deixar a lata parada e com a luz entrando pelo orifício por um tempo que vai depender do quão iluminado é o ambiente. Uma sugestão é que em dias bem ensolarados fique em torno de 10 segundos aberto e em dias bem fechados o tempo pode chegar a 40 segundos.
- Passado o tempo, feche novamente o furo com fita e então só falta revelar a foto.
Revelando a foto
- Caso exista algum laboratório fotográfico na sua região, você pode levar sua lata (ainda fechada) para que revelem a foto ou se preferir é possível fazer os procedimentos em casa, no mesmo ambiente que foi montado para carregar a câmera com o papel.
- Para a revelação caseira é necessário colocar uma fina camada de 3 químicos diferentes em bacias separadas, Na primeira bacia, coloque revelador para papel fotográfico, na segunda coloque o interruptor fotográfico e na terceira o fixador para papel fotográfico. A quantidade de cada líquido deve ser suficiente apenas para que o papel fotográfico possa ficar completamente submerso.
- Tenha em mãos 3 pinças, uma para ser usada em cada bacia e também uma fonte de água corrente dentro do mesmo espaço.
- Novamente vede as possíveis entradas de luz e fique apenas com a luz vermelha acesa antes de abrir a lata e remover o papel fotográfico.
-
Usando a pinça, mergulhe o papel fotográfico na primeira bacia (revelador), aguarde cerca de 1 minuto e acompanhe a imagem aparecer.
Obs: Caso a folha escureça muito rápido e acabe ficando toda preta é por que o tempo de exposição foi muito grande, e no caso contrário é por não ter sido exposto por tempo suficiente. -
Retire a folha com a pinça e deixe escorrer um pouco do químico e depois o coloque na segunda bacia (interruptor) e o deixe lá por mais 1 minuto e novamente retire da bacia, deixe o químico escorrer e insira a folha na última bacia (fixador).
Obs: A partir deste momento já é possível deixar acender a luz normalmente. - Mais uma vez, aguarde 1 minuto e então retire a folha e a coloque embaixo de água corrente para retirar o excesso de material.
- Deixe a foto secando em um varal ou superfície em que a foto possa ficar em pé para que a água escorra e ela seque.
-
Com estes procedimentos foi revelado o negativo da foto, agora é necessário inverter as cores, para isso, com a foto já seca, utilize um scanner ou fotografe com o celular para que ela seja digitalizada e com o auxílio de qualquer software de edição de imagem, utilize a função inverter cores.
Conclusão
A prática de tirar fotos com uma câmera pinhole de lata é uma forma artesanal e experimental de fotografia, o que portanto significa que provavelmente alguns testes precisarão ser feitos até encontrar os tempos mais adequados de exposição para a captura de imagens com melhor qualidade. Entenda os tempos colocados no passo a passo apenas como sugestões.
Não esqueça, caso opte pela revelação caseira da foto, os produtos utilizados são químicos que podem reagir com a pele ou outros objetos, estes produtos podem manchar suas roupas ou causar alergias, então utilize com cuidado e se quiser utilize luvas e avental.
Por fim, o mais importante, o descarte dos produtos utilizados na revelação deve ser feito de forma responsável, não sendo adequado jogar pelo ralo. Reserve os produtos em garrafas separadas e depois os leve até laboratórios de revelação que possuem um protocolo adequado de descarte.